Um dia depois de fortes chuvas provocarem alagamentos em Guaraí, a prefeita Fátima Coelho (União Brasil), acompanhada de secretários municipais e técnicos, visitou as margens do Córrego Simplício e galerias pluviais onde toneladas de lixo estão sendo recolhidas. Em vídeo repercutido pelas redes sociais, a gestora pediu que a população faça sua parte sendo mais consciente.
Pluviômetros instalados na redação do Guaraí Notícias (Jardim Brasília), indicaram que choveu mais de 100 milímetros em poucos minutos. O volume, concentrado em curto espaço de tempo, gerou vários pontos de alagamento, incluindo no Centro da cidade, onde obras emergenciais haviam sido realizadas no fim do ano passado, na tentativa de minimizar este impacto que é corriqueiro.
Um dos principais problemas no perímetro urbano de Guaraí é a ausência de sistemas eficientes de drenagem em grande parte das vias. A maioria dos bairros, inclusive os mais novos, não conta com galerias pluviais adequadas, fazendo com que a água das chuvas escorra livremente pelas ruas e avenidas, provocando alagamentos frequentes, situação que se repete há décadas.
Segundo informado, o projeto que promete solucionar os alagamentos no Centro estaria quase pronto. A obra inclui a instalação de 1 quilômetro de bueiros celulares, com estrutura retangular de concreto. O investimento será promovido pelo município, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a concessionária de água e esgoto BRK Ambiental.








