Nomes que integram o 1º e 2º escalões do município, exonerados no fim do ano passado, começaram a reassumir suas funções de maneira oficial nesta semana, conforme mostra a edição do Diário Oficial da Prefeitura de Guaraí, desta última segunda-feira, 05 de janeiro. A medida, que buscava reduzir gastos com folha de pagamento, chegou a atingir secretários e a chefe de gabinete.

 

Na época, a prefeita Fátima Coelho (União Brasil) divulgou vídeo classificando os desligamentos como ‘temporárias’. A gestora justificou a atitude como necessária diante de quedas nos repasses federais e afirmou que, desde julho, vinha recebendo recomendações de cortes da sua equipe técnica. Na prática, muitos integrantes continuaram na gestão, apesar de estarem sem os cargos.

 

Oficialmente as funções dos exonerados na época foram redistribuídas entre o vice-prefeito Gleidson Bueno (PL), que comandou duas secretarias e, Marivânia Santiago, titular da pasta de Administração e Planejamento, que já acumulava interinamente a secretaria da Mulher, Habitação e Regularização Fundiária desde setembro e assumiu outras duas pastas, além da Chefia de Gabinete.

 

Nem o filho escapou

 

Um dos gestores exonerados foi o próprio filho da prefeita, Fernando Coelho, responsável pela pasta de Articulação Institucional e Desenvolvimento. Cabe ressaltar que neste caso não se configura nepotismo, já que o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a escolha de confiança como sendo de caráter político, desde que o nomeado possua as qualificações para o cargo.

 

Principais nomeados

 

Nildo Sales: Obras e Infraestrutura

Pedro Brito: Agricultura e Meio Ambiente

Walter Medeiros: Esporte, Juventude e Turismo

Fernando Coelho: Articulação

Riavan Santana: Finanças

Marcela Oliveira: Chefe de Gabinete