+ de 100 milímetros de chuva provocaram alagamentos no Centro de Guaraí durante a manhã deste domingo, 19 de outubro. Obras promovidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), concluídas no fim do ano passado, já que o trecho é paralelo à BR-153, buscavam evitar esse cenário, mas não foram suficientes para conter os pontos de acúmulo de água.
No Setor Serrinha, vídeos mostram residências invadidas pela enxurrada, problema que também é recorrente durante o período chuvoso, mas teria sido potencializado por conta de obras de pavimentação que estão sendo realizadas em um bairro vizinho, o Setor Alto Bonito. Segundo relatam moradores, o asfaltamento ocorre sem a realização de serviços adequados de drenagem.
No Setor Rodoviário e Jardim Irani, moradores relataram interrupção no fornecimento de energia elétrica. As margens do Córrego Simplício, que corta vários bairros como setores Pestana, Universitário e Alvorada, várias residências também foram afetadas, ruas ficaram alagadas e pontes submersas durante a chuva. Após a correnteza baixar, estragos começaram a ser contabilizados.
Modelos climáticos indicam ainda mais chuva para Guaraí e região, além de tempo instável até a próxima terça-feira, 21, inclusive com aumento da presença de raios e trovoadas e novas possibilidades de alagamentos. A partir de quarta-feira, 22, a tendência é que ocorra uma redução das chuvas e aumento gradual das temperaturas médias, que podem atingir 37 graus celsius até domingo, 26.