Foram retomados nesta semana, após o recesso de fim de ano, as atividades do tradicional “Forró da Melhor Idade” em Guaraí, projeto social que atende pouco mais de 100 idosos oferecendo momentos de lazer por meio da dança e de ações que fortalecem vínculos. A iniciativa é desenvolvida com suporte da Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Durante o evento, a Secretária Municipal de Assistência Social, Simonya Mariano, reforçou que o ano de 2026 será repleto de novidades para os idosos que participam da iniciativa, incluindo a realização de passeios, encontros temáticos. Neste ano ainda estão previstos repasses de R$ 30 mil oriundos de emendas parlamentares impositivas direcionadas por alguns vereadores.

 

A secretária também ressaltou a importância do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, que atua de forma ativa e permanente na defesa dos direitos desse público-alvo e ainda da Associação dos Idosos de Guaraí. As entidades possuem um trabalho voltado na defesa de direitos e do bem-estar da terceira idade e estão prontas para receber demandas que sejam de interesse da comunidade.

 

Interação necessária

 

Manter encontros frequentes entre grupos de idosos vai além de oferecer lazer. Esta é uma interação necessária que busca reduzir o isolamento e estimular a autoestima. Um estudo recente identificou que cerca de 20% dos brasileiros com 60 anos ou mais relatam forte sensação de solidão, sendo que essa condição costuma ser associada a pior saúde mental e maior risco de doenças crônicas.