A servidora pública municipal Ana Paula Silva de Almeida, mais conhecida como “Paulinha”, denunciou em suas redes sociais a existência de um suposto esquema de propina envolvendo servidores e o ex-secretário da pasta de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos em Guaraí, Weliton Mendonça, que nega as irregularidades. O ex-gestor inclusive se afastou das funções, pois pretende disputar o cargo de vereador nas eleições municipais de outubro/2024.

 

A Agente de Vigilância em Saúde afirma possuir cópias de comprovantes de pagamento via PIX transferidos para o ex-secretário e de outros funcionários públicos, em troca da realização de serviços de ordem pública. O esquema denunciado envolveria uma fábrica móvel de farinha, adquirida com recursos do União e entregue pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa pública do Governo Federal.

 

Na manhã desta segunda-feira, 1º de abril, “Paulinha” procurou a Delegacia Regional de Polícia Civil em Guaraí para entregar, segundo ela afirma, as provas da denúncia que fez. A servidora pública disse ter registrado um boletim de ocorrência e espera que as autoridades competentes investiguem a situação apontada. Logo abaixo, é possível ver vídeos gravados pela Agente de Vigilância em Saúde, ambos repercutidos por meio de suas próprias redes sociais.

 

 

Defesa do ex-secretário

 

Procurado, Weliton Mendonça negou que tenha cometido quaisquer irregularidades enquanto esteve à frente da pasta entre janeiro de 2021 e março de 2024. O pré-candidato a vereador também informou que vai tomar todas as medidas cabíveis quanto a imputação de fatos alheios ao seu conhecimento, reafirmando seu compromisso e zelo com a máquina pública. Ele ainda disse que está à disposição das autoridades para quaisquer explicações necessárias.