Uma parceria entre a empresa Ótica Novo Olhar e a Prefeitura de Guaraí está oferecendo triagem visual para crianças nas escolas da rede municipal de ensino, além de encaminhamento para tratamento oftalmológico, incluindo a aquisição de óculos por meio de padrinhos. A ação tem o objetivo de identificar crianças com problemas de visão e consequente dificuldade de aprendizagem.

 

Durante a triagem, os profissionais avaliam crianças que apresentam dificuldades para enxergar, dores de cabeça frequentes, baixa concentração nas atividades, problemas para copiar conteúdos e outros sinais que podem comprometer o aprendizado. As crianças identificadas dentro deste perfil, posteriormente são encaminhadas para acompanhamento especializado.

 

Segundo a proprietária da Ótica Novo Olhar, Daniella Schroder, a iniciativa é uma oportunidade para que as crianças com dificuldade de visão sejam atendidas com dignidade. “Com os óculos, aquele aluno diagnosticado pode melhorar o foco e seu aprendizado. Criança que enxerga bem cresce com mais confiança, aprende com mais facilidade e sonha mais alto”, destaca a empreendedora.

 

 

Realidade brasileira

 

No Brasil, estima-se que até 20% das crianças em idade escolar tenham algum problema de visão, porém mais da metade nunca recebeu diagnóstico adequado. Em municípios do interior, a carência de triagem básica e especialistas agrava o quadro: muitas dificuldades de aprendizagem decorrem de falhas simples de correção visual, evitáveis com ampliação do diagnóstico.