A Pipes voltou a realizar a travessia de balsa para veículos pesados no Rio Tocantins entre Guaraí e Itapiratins, via Porto Tabocão. O serviço para veículos leves, após cerca de cinco meses suspenso, já havia sido retomado no fim do ano passado. A situação vinha sendo cobrada, inclusive judicialmente, e causava prejuízos principalmente a moradores e produtores rurais da região.
A confirmação do retorno partiu da própria empresa e foi oficializada por comunicado divulgado nas redes sociais nesta última quinta-feira, 05 de fevereiro, lembrando que a paralisação ocorreu devido ao baixo nível do rio entre os meses de julho e novembro do ano passado, além da formação de diversos bancos de areia no trecho, o que colocava em risco a navegação.
Até então, apenas veículos leves vinham utilizando o acesso, já que a balsa disponibilizada pela Pipes era pequena. Com a retomada completa do serviço, agora com uma balsa maior, a expectativa é a de normalizar o fluxo de transporte de cargas, reduzindo custos logísticos e encurtando rotas que vinham sendo utilizadas durante este longo período de interrupção da travessia.
Onde fica esta balsa?
Do Centro de Guaraí até o Rio Tocantins, o trajeto segue pela Avenida Fortaleza e depois pela rodovia estadual Dioclides Jardim de Oliveira, a TO-431, conhecida como rodovia “Seu Dió”. A distância até o Porto Tabocão, localizado na comunidade ribeirinha “Beira do Rio”, é de aproximadamente 65 quilômetros, região que concentra centenas de propriedades agropecuárias ativas.

.jpg&w=3840&q=75)






.jpg&w=3840&q=75)