Após longos cinco meses, a travessia de balsa entre os municípios de Guaraí e Itapiratins, por meio do ‘Porto Tabocão’, voltou a ser realizada neste sábado, 13 de dezembro. A informação foi confirmada pela empresa Pipes, que havia suspendido a operação no mês de julho, alegando que o nível do Rio Tocantins estava muito abaixo do normal e o leito navegável havia sido comprometido.

 

Desde novembro, quando o período de chuvas se tornou mais intenso e o Rio Tocantins voltou a ter uma vazão mais próxima da normalidade, produtores rurais e moradores da região vinham cobrando o retorno da travessia, alvo inclusive de denuncias no Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE/TO). Havia inclusive a preocupação de que a Pipes pudesse até abandonar a operação.

 

O retorno, mesmo ainda utilizando uma balsa de pequeno porte, foi comemorado por quem utiliza este acesso. Cabe ressaltar que a travessia permanecerá ativa todos os dias das 6h às 11h30 da manhã e das 12h30 às 18h. Interessados em obter mais informações podem entrar em contato por meio do WhatsApp (63) 9 8101-5127 e falar diretamente com o gerente que responde pela Pipes no local.

 

 

Onde fica esta balsa?

 

Do Centro de Guaraí até o Rio Tocantins, o trajeto segue pela Avenida Fortaleza e depois pela rodovia estadual Dioclides Jardim de Oliveira, a TO-431, conhecida como rodovia “Seu Dió”. A distância até o ‘Porto Tabocão’ na comunidade rural de pescadores e agricultores familiares conhecida como ‘Beira do Rio’ é de 65 quilômetros. A região possui centenas de propriedades agropecuárias ativas.