O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), assinou, nesta terça-feira, 27, a Ordem de Serviço que autoriza o investimento de quase R$ 15 milhões na melhoria da sinalização horizontal e vertical das vias de 26 municípios tocantinenses em uma primeira etapa, incluindo Guaraí. A ação será promovida por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO).

 

O investimento será destinado à aquisição de mais de 7 mil equipamentos de sinalização para as estradas estaduais que atravessam os municípios tocantinenses, além da revitalização da sinalização nos perímetros urbanos, com o objetivo de reforçar a segurança no trânsito e melhorar a fluidez e a orientação de condutores e pedestres, contribuindo para a redução de sinistros e mortes.

 

Presente na assinatura da Ordem de Serviço, a prefeita de Guaraí, Fátima Coelho (União Brasil), acredita que o investimento poderá deixar o trânsito da cidade mais seguro. “Vai melhorar a sinalização da nossa cidade e contribuir para um trânsito mais seguro. Quero agradecer ao governador Wanderlei Barbosa e toda sua equipe”, ressaltou a gestora municipal guaraiense.

 

Municípios contemplados

 

Aliança do Tocantins

Araguacema

Araguaçu

Araguatins

Aparecida do Rio Negro

Augustinópolis

Buriti do Tocantins

Campos Lindos

Carrasco Bonito

Colmeia

Dianópolis

Filadélfia

Guaraí

Itacajá

Lagoa da Confusão

Miranorte

Paranã

Pedro Afonso

Taguatinga

Riachinho

Santa Terezinha do Tocantins

Sampaio

São Miguel do Tocantins

Tocantinópolis

Tupiratins

Xambioá

 

Números de uma guerra

 

Proporcionalmente à sua população residente, o Tocantins figura entre os estados em que mais pessoas morrem no trânsito em todo o país. A média anual gira em torno de 500 a 520 óbitos. Excesso de velocidade, direção associada ao consumo de bebidas alcoólicas, falhas na fiscalização e infraestrutura viária inadequada estão entre as principais causas das ocorrências mais graves.