O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) anunciou nesta sexta-feira, 30 de janeiro, que o Governo do Tocantins vai realizar um concurso público com 5.134 vagas. Nos próximos meses será definida a banca organizadora e a previsão é de que as provas ocorram ainda em 2026. Guaraí, que possui um hospital regional estadual, pode ser contemplada com novos servidores.

 

O último concurso com vagas para a área da Saúde foi realizado há 18 anos, em 2008, com 1.218 vagas. No novo certame, serão 31 cargos, incluindo 950 vagas para enfermeiros, 1.895 para técnicos de enfermagem e 873 para médicos, sendo 593 destinadas exclusivamente a especialistas e, pela 1ª vez, o concurso prevê 80 vagas para enfermeiro obstetra, além de 80 para fonoaudiólogos.

 

 

Possível banca: Unitins

 

A presença de Augusto Rezende durante o anúncio, lembrando que ele é o atual reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), acaba sendo um forte indicativo de que a instituição pode vier a ser escolhida como banca organizadora das provas, embora ainda não haja nenhuma confirmação oficial. O fato é que em 2008 a banca escolhida foi justamente a referida instituição.

 

 

Controle a ansiedade

 

Concursos públicos deste porte costumam envolver prazos longos entre a publicação do edital, a realização das provas e nomeação dos aprovados, processo que pode levar até três anos ou mais. Por isso, é importante evitar expectativas imediatas, aproveitar o tempo para se preparar, controlar a ansiedade, entendendo que só os mais preparados conquistam o objetivo.