O PIX revolucionou a forma como lidamos com dinheiro nos últimos quatro anos. Apesar disso, a tecnologia as vezes pode gerar imprevistos, como transferências para destinatários errados ou os indesejáveis golpes que usam esta forma de pagamento. Seja qual for o motivo, existe uma forma de reaver o dinheiro pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Banco Central do Brasil (BCB).
O MED pode ser adicionado até 80 dias depois da operação e as instituições financeiras envolvidas fazem os trâmites necessários para que o dinheiro seja devolvido. O procedimento pode demorar, mas quem já usou garante que o dinheiro será devolvido. Caso não seja possível resolver a situação de maneira amigável, torna-se fundamental registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.
Destaca-se que no caso de golpes, o valor transferido de forma indevida fica bloqueado na conta do recebedor enquanto os trâmites definidos pelos bancos envolvidos são analisados. Caso o golpe seja confirmado, o valor é devolvido para a conta original em até 96 horas. Todavia, se a fraude não for confirmada, o valor é liberado para o recebedor. É importante agir o mais rápido possível.
Obs.: Vídeo publicado em 21 de novembro de 2021.
Dicas importantes
A prevenção é a melhor maneira de lidar com um PIX errado. Prefira, sempre que possível, usar o QR Code, assim você evita erros de digitação, uma vez que o recurso é automático. antes de confirmar a transação, revise os dados e tome muito cuidado com links desconhecidos. Se você não conhece, não clique e na dúvida, procure opiniões de pessoas da confiança antes de qualquer atitude.