O PIX superou o dinheiro de papel e se tornou a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros, segundo uma pesquisa divulgada no início deste mês pelo Banco Central do Brasil (BCB). 76,4% da população afirma já ter utilizado a modalidade digital pelo menos uma vez e 46% dizem utilizá-la com frequência.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre 28 de maio e 1° de julho deste ano. Segundo o BCB, o nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro fixadas em 3,1%. Atrás do PIX vem o cartão de débito, forma de pagamento preferida de 26,4% dos brasileiros, sendo mais utilizada por 69,1% da população.
Na última edição desta pesquisa, realizada em 2021, o PIX era utilizado por 46% da população. No entanto, ele ainda era o meio de pagamento favorito de apenas 17% dos entrevistados. Vale ressaltar que a forma de pagamento havia sido lançada no fim do ano anterior, meses antes da realização do levantamento.
Como era antes do PIX
Antes da popularização do PIX no ano de 2021, o dinheiro físico era a principal forma de pagamento para 41,7% dos brasileiros e utilizado por 83,6% da população. Atualmente o dinheiro em espécie é o meio de pagamento preferido de 22% dos brasileiros, utilizado com frequência por 68,9% dos respondentes.
Sobre o dinheiro físico
A pesquisa ainda aponta que o dinheiro em espécie, ou seja, físico, seja em moeda ou papel atualmente é utilizado com maior frequência entre aqueles que possuem as menores rendas. 75% das pessoas que recebem até dois salários-mínimos e 69% dos brasileiros que ganham entre dois e cinco salários-mínimos.