Parte de uma galeria pluvial às margens da travessia urbana da BR-153, em pleno Centro de Guaraí, voltou a desmoronar neste último sábado, 07 de fevereiro. O trecho, situado na Avenida Bernardo Sayão, havia passado por reparos emergenciais promovidos por uma empresa terceirizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) há um mês.

 

Assim como em janeiro, a parede lateral desmoronou após fortes chuvas, comprometendo o fluxo de água. Apesar dos danos estruturais, não foram registrados alagamentos no trecho. Cabe ressaltar que nos últimos dois anos, esta mesma galeria recebeu manutenções, porém sempre em caráter emergencial, ou seja, com o objetivo de reparar de forma provisória a situação.

 

“Fizeram um serviço porco, sem compactação do solo. O resultado agora está aí para que todos vejam: na primeira chuva um pouco mais forte a parede erguida dentro da galeria desmoronou completamente. O que deixa a gente indignado é que o contribuinte paga por isso”, argumentou um morador, que registrou em fotos e vídeos a situação da galeria, mas preferiu não se identificar.

 

 

Fique de olho nos alertas

 

Para tentar antecipar impactos do clima, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mantém um sistema de alertas acessível pelo site alertas2.inmet.gov.br. Além disso, qualquer cidadão pode receber avisos da Defesa Civil por mensagem SMS. Para isso, basta enviar o número do seu CEP residencial para o contato 40199 e receber avisos antecipados de eventos climáticos severos.