Equipes terceirizadas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciaram nesta terça-feira, 06 de janeiro, os trabalhos de manutenção em uma galeria pluvial que havia desmoronado dias antes às margens da Avenida Bernardo Sayão em Guaraí, via paralela a travessia urbana da BR-153. O trecho é afetado por alagamentos recorrentes no Centro da cidade.

 

No dia anterior, o Guaraí Notícias havia repercutido a preocupação de moradores e comerciantes com a situação. Cabe ressaltar que nos últimos dois anos, esta mesma galeria recebeu manutenções após apresentar danos estruturais. Apesar disso, os alagamentos continuam ocorrendo, já que a estrutura, construída há pouco mais de 40 anos, não acompanhou a evolução da urbanização local.

 

A expectativa é de que ainda neste ano possa ser iniciada uma obra de maior envergadura para ajustar a galeria às margens da Avenida Bernardo Sayão, garantindo que ela consiga absorver, além de escoar todo o volume de água das chuvas. Os serviços novamente estarão sob a responsabilidade do DNIT, já que a via está situada na chamada faixa de domínio da BR-153, uma rodovia Federal.

 

 

Fique de olho nos alertas

 

Para tentar antecipar impactos do clima, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mantém um sistema de alertas acessível pelo site alertas2.inmet.gov.br. Além disso, qualquer cidadão pode receber avisos da Defesa Civil por mensagem SMS. Para isso, basta enviar o número do seu CEP residencial para o contato 40199 e receber avisos antecipados de eventos climáticos severos.