A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou na noite desta terça-feira, 23 de dezembro, a entrega dos cartões do programa ‘AlimenTO’, ação do Governo do Estado que direciona R$ 250,00 mensais para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

 

O público-alvo desta etapa do programa, com duração de 12 meses, prioriza o atendimento de mulheres com filhos de até 6 anos de idade ou pessoas com deficiência, desde que a renda por integrante seja de até R$ 218,00. Em todo o Estado 7 mil famílias dos 139 municípios recebem estes cartões, que podem ser utilizados exclusivamente na compra de alimentos dentro do comércio local.

 

A ação ocorreu em um momento estratégico, às vésperas do período natalino, garantindo apoio alimentar às famílias em situação de vulnerabilidade social e contribuindo para um fim de ano mais digno, respeitando à autonomia e às necessidades básicas dos beneficiários. A seleção segue critérios estabelecidos por Medida Provisória, convertida em Lei Estadual pela Assembleia Legislativa.

 

É importante ressaltar que que, para a manutenção do benefício, é indispensável que o CadÚnico esteja devidamente atualizado. Além disso, os pais ou responsáveis são obrigados a manter as crianças menores de idade na escola e com frequência mínima de 85%. Outra obrigação é manter vacinação atualizada; gestantes devem realizar ainda pré-natal e o monitoramento nutricional.

 

Logística dos cartões

 

Os primeiros cartões começaram a ser distribuídos no último dia 19 de dezembro. A quantidade de beneficiados por municípios depende do porte de cada um. Os de porte I (pequenos) recebem 41 unidades. Os de porte II, caso de Guaraí, recebem 70 e os de porte III ou IV recebem 230 e 350 cartões, respectivamente. O processo de entrega é de responsabilidade dos municípios.