O Sindicato Rural de Guaraí (SRG) formalizou na última segunda-feira, 22 de dezembro, durante assembleia-geral, mudanças estatutárias visando o processo eleitoral da entidade, alvo de questionamentos desde o ano passado. A atualização deve encerrar disputas judiciais. A expectativa é de que o edital para composição da diretoria e conselho fiscal seja anunciado em janeiro de 2026.
Nos últimos anos o SRG vem sendo comandado por juntas governativas, que funcionam como uma espécie de diretoria provisória. A última diretoria eleita encerrou seu mandato no dia 10 de fevereiro de 2024. Em dezembro do ano passado um processo de eleição chegou a ser anunciado e duas chapas haviam confirmado participação, porém ele foi suspenso por determinação judicial.
Entre as principais críticas para solicitação de uma intervenção jurídica estava justamente a falta de previsão estatutária para que um grupo independente conduzisse o processo eleitoral. Propostas de soluções que previam até o suporte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na condução deste processo chegaram a ser apresentadas formalmente na época, mas não foram aceitas.
Procurado, o atual presidente da Junta Governativa, Raimundo Nonato Pessoa da Silva, mais conhecido como “Raimundo Pessoa”, informou que não pretende continuar no comando da entidade. Cabe ressaltar que o sindicato é o responsável pela realização da tradicional Exposição Agropecuária de Guaraí (EXPOGUARAÍ), que costuma ser realizada entre os meses de maio e junho.





.jpg&w=3840&q=75)

.jpg&w=3840&q=75)
