O trecho da Avenida Bernardo Sayão em frente a “Praça da Prefeitura” voltou a ser liberado para o trânsito de veículos no fim da noite desta última terça-feira, 09 de dezembro. A via estava bloqueada há quase 15 dias para a instalação de decoração natalina. Inicialmente, acreditava-se que ela seria liberada rapidamente, mas houve a necessidade de realizar ajustes mais prolongados.

 

Nos últimos dias, muitas pessoas vinham utilizando as redes sociais para cobrar a liberação do trecho. Uma enquete promovida no Instagram do Guaraí Notícias, que recebeu quase 800 votos, mostrou que 58% dos participantes entendiam que o fechamento prolongado prejudicava o trânsito, enquanto 37% não viam problema na situação e 5% diziam ter uma opinião diferente sobre o assunto.

 

Apesar da via estar liberada para o trânsito, é importante observar a sinalização do trecho, especialmente no caso dos veículos com carga elevada. O limite máximo de altura permitido é de 4,7 metros. Veículos que excederem esta altura máxima podem comprometer a estrutura natalina, que deve permanecer montada na via, além de outros espaços públicos, até o início do próximo ano.

 

 

Não é a primeira vez

 

O bloqueio deste trecho em Guaraí é recorrente, já que o espaço é utilizando para realização de eventos com grande mobilização, incluindo aniversário da cidade, carnaval, festas religiosas, feiras, entre outros. Normalmente o tráfego fica suspenso por períodos que variam de dois a cinco dias, compreendendo a montagem, realização do evento e a desmontagem de estruturas temporárias.

 

Entenda a legislação

 

A legislação vigente permite bloqueios temporários de vias para eventos, desde que haja autorização do órgão competente, sinalização adequada e desvio seguro. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige planejamento para evitar riscos e orienta uma intervenção justificada. Sem essas condições, o fechamento pode ser questionado por comprometer segurança, além da fluidez do tráfego.