Voluntários do grupo denominado “Aumigos do Bem”, um dos que atuam em defesa da causa animal em Guaraí, estão lutando contra o tempo para salvar o cão que recebeu o nome de “Caramelo”, por conta de sua pelagem característica. Relatos indicam que ele foi covardemente agredido, tendo ossos da mandíbula quebrados. O caso foi registrado na última quinta-feira, dia 24.
De acordo com a servidora pública Heidy Luciana, umas das integrantes do grupo voluntário, “Caramelo” está internado em uma clínica veterinária de Palmas. “Não sabemos como de fato a agressão se deu, porém relatos indicam que ele teria apanhado com um cacetete ou pedaço de pau. Ele sofreu fratura completa nos dois ramos da mandíbula, com desvio ósseo acentuado”, relata.
Heidy Luciana contou ainda que, com apoio de outros voluntários e pessoas comovidas com a história, conseguiram arrecadar cerca de R$ 1.500,00. A voluntária ressaltou que, apenas a cirurgia de reconstrução da mandíbula, está orçada em R$ 3 mil, sem contar despesas com internação e medicamentos. Trata-se de um caso urgente, já que o animal não consegue se alimentar direito.
Como ajudar “Caramelo”
Doações de qualquer valor são bem-vindas no PIX/Celular (63) 9 8424-0586 em nome de Heidy Luciana Alencar. Este mesmo número direcionado para doações também é o contato para pessoas que desejam apoiar de outras formas e obter mais informações, lembrando que “Caramelo” está internado no Centro Veterinário e Estético “Bicho Clube”, situado na Quadra 108 Sul de Palmas.

Investigação em andamento
Cabe ressaltar que a possível agressão está sendo investigada pela Polícia Civil. Caso o autor seja identificado, ele pode ser punido com base em legislações de crimes ambientais e de maus tratos, que preveem penas de dois até cinco anos de reclusão, porém para que isso aconteça, é fundamental que testemunhas registrem Boletim de Ocorrência (BO) e procurem as autoridades competentes.












