O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) prorrogou até o próximo domingo, dia 19 de outubro, o prazo para participação na consulta pública que definirá os principais temas de fiscalização para o ano de 2026. O levantamento iniciado em junho, tinha previsão de ser encerrado na última quarta-feira, dia 15.
O levantamento foi aberto ainda no mês de junho deste ano, lembrando que para participar, é preciso acessar um formulário disponível NESTE LINK ou diretamente no site www.tceto.tc.br. Os respondentes devem apenas selecionar os temas que consideram mais urgentes para o desenvolvimento do Tocantins.
Ao todo, o Tribunal listou 100 desafios públicos, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU). Os temas abrangem áreas como saúde, educação, igualdade de gênero, saneamento, segurança pública, meio ambiente, governança, entre outros.
A consulta pública integra o projeto “TCE de Olho no Futuro”, que busca fortalecer a participação cidadã e aproximar o controle externo da realidade da população. A ideia é realizar a pesquisa anualmente, ampliando a atuação da corte e estimulando parcerias com universidades, além de organizações civis.