O vereador Fábio Santos (PL) se manifestou na tarde desta terça-feira, 14 de outubro, horas depois de uma fala polêmica que gerou forte repercussão durante a sessão da Câmara de Guaraí. O parlamentar reconheceu que errou, apresentou sua versão dos fatos, afirmando que foi vaiado duas vezes, conforme ele diz, “sem motivos”. Ele pediu desculpas aos servidores que se ofenderam.

 

Em sua fala na plenária, o parlamentar afirmou que aqueles que o vaiaram eram pessoas com Quociente de Inteligência (QI) 69, indicando que não tinham capacidade de refletir sobre o que faziam. A expressão foi considerada ofensiva e preconceituosa, alvo de repúdio até de colegas da Casa de Leis. Em vídeo, os servidores que estavam no local exigiram que a retratação pública fosse feita.

 

Fábio Santos também apresentou um vídeo que mostra parte de uma reunião realizada antes da plenária, que não chegou a ser transmitida. Nas imagens é possível notar que os servidores também reagem a uma de suas falas com vais. O parlamentar alegava que os projetos questionados não estavam na Casa de Leis ainda, porém os textos constam inclusive na pauta da sessão do dia.

 

 

Pauta eram os PCCR´s

 

O grupo de 70 servidores efetivos que foi até o parlamento, decidiu chamar a atenção dos vereadores em relação a falta de diálogo na discussão de propostas que buscam modificar Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR´s). Eles alegam que mudanças estão sendo proposta sem que haja espaço para as classes se manifestarem e criticam as medidas por suprimir direitos adquiridos.

 

Apesar das polêmicas...

 

Mesmo com vaias e falas que podem, no mínimo, ser consideradas inapropriadas de ambos os lados, todos os 11 vereadores garantiram que não irão votar contra direitos dos servidores e que as discussões sobre os PCCR´s que estão na Casa de Leis serão sim realizadas de forma democrática. Vale ressaltar que as matérias já estão tramitando desde março no parlamento.

 

Projeto de Lei Complementar nº 05/2025 – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos profissionais administrativos da educação básica (PCCR-ADME).

Projeto de Lei Complementar nº 06/2025 – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos professores do magistério (PCCR-MAG).

Projeto de Lei Complementar nº 07/2025 – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores efetivos do quadro municipal.