Em vídeo, servidores que acompanhavam e pediam maior diálogo em relação aos novos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR´s), matérias que tramitam na Casa de Leis, durante a sessão desta terça-feira, 14 de outubro, cobraram retratação pública do vereador Fábio Santos (PL), que, ao ser vaiado, disse que o nível dos que o criticavam era de quem possui um QI abaixo de 69.

 

A fala, considerada ofensiva e preconceituosa, gerou repercussões imediatas, inclusive de colegas do parlamentar. Apesar disso, o vereador não pediu desculpas aos servidores. Cabe ressaltar que os projetos de lei complementar que tratam dos novos PCCR´s estão na Casa de Leis desde março e foram enviados pela Prefeitura Municipal e ainda não tem prazo para ser votados.

 

Apesar do “climão”, todos os vereadores, inclusive o próprio Fábio Santos, garantiram que não vão votar contra os servidores e que vão tratar o assunto com responsabilidade. Importante frisar que a Prefeitura de Guaraí condiciona a aprovação destas matérias a realização de novos concursos públicos, lembrando que o último certame do município foi rem 2016 e oferta 48 vagas.

 

 

Entenda o que é o tal QI

 

O Quociente de Inteligência (QI) é um indicador numérico obtido por testes que medem capacidades cognitivas como raciocínio, memória e linguagem. A média populacional é 100, com variações naturais entre 90 e 109. Valores abaixo de 70 podem indicar deficiência intelectual. Usar o termo de forma pejorativa representa desrespeito e preconceito contra pessoas com limitações cognitivas.

 

Apesar das polémicas...

 

Mesmo com vaias e falas que podem, no mínimo, ser consideradas inapropriadas de ambos os lados, todos os 11 vereadores garantiram que não irão votar contra direitos dos servidores e que as discussões sobre os PCCR´s que estão na Casa de Leis serão sim realizadas de forma democrática. Vale ressaltar que as matérias já estão tramitando desde março no parlamento.

 

Projeto de Lei Complementar nº 05/2025 – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos profissionais administrativos da educação básica (PCCR-ADME).

Projeto de Lei Complementar nº 06/2025 – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos professores do magistério (PCCR-MAG).

Projeto de Lei Complementar nº 07/2025 – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores efetivos do quadro municipal.