O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (SINTET) divulgou nota de repúdio nesta quinta-feira (11/08), afirmando que a Prefeitura de Guaraí descumpriu um acordo para o pagamento de direitos devidos aos profissionais da educação municipal, homologado pela Justiça em dezembro do ano passado.

 

Conforme prevê o documento, a atual gestão, comandada pela prefeita Fátima Coelho (UB), teria se comprometido a quitar valores referentes ao piso salarial dos profissionais que atuam no magistério, além de progressões atrasadas, pautas defendidas durante manifestações lideradas pela entidade sindical.

 

“Em mais um ato visivelmente eleitoreiro, a prefeita Fátima Coelho publicou que vai pagar em agosto o reajuste do piso retroativo a janeiro, mas apenas para os profissionais contratados. Ela nega os direitos dos professores efetivos, que conquistaram este benefício na Justiça”, descreve a publicação do SINTET.

 

Ainda por meio da nota de repúdio, endereçada para a prefeita e para o secretário municipal de Educação e Cultura, Prof. Sebastião Mendes, o SINTET reforça que vai acionar as vias competentes para garantir que o acordo judicial seja cumprido, lembrando que ele foi aprovado também pela Câmara Municipal.

 

Obs.: Espaço aberto para manifestação da Prefeitura de Guaraí.