15 dias após iniciarem uma greve, professores da rede municipal de Guaraí, liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), decidiram suspender o movimento, após receberem proposta de implementação do piso na carreira. As aulas serão retomadas a partir de terça-feira (18/10).

 

A suspensão vale por 90 dias, prazo que se encerra em janeiro do próximo ano, isso até que seja possível atender outra pauta cobrada pela categoria, que é a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR). A informação foi confirmada pela presidente regional do Sintet, Professora Iolanda Bastos.

 

Tanto o Piso como a revisão do PCCR são pautas antigas em Guaraí. Os temas foram inclusive negociados em acordo extrajudicial firmado com a Prefeitura, mas que o Sintet afirma não ter sido cumprido. Desde janeiro passado as reivindicações motivaram protestos, que resultaram na greve iniciada em 03/10.

 

Mais sobre o Piso Nacional

 

O Piso Nacional dos professores da educação básica é atualizado anualmente, mas muitos governantes alegam que não possuem recursos suficientes para cumprir com o percentual. O assunto é pauta de diversos embates judiciais, já que o último reajuste foi de 33,24%, saltando de R$ 2.886,24 para R$ 3.845,63.