O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que retomou o cargo após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), reconduziu Priscilla Arataque Gomes Lomazzi ao comando da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaraí nesta última sexta-feira, 12 de dezembro. Ela havia sido substituída por Fábio Geraldo Cândido Ramos, que permaneceu na função apenas 17 dias, tendo sido nomeado por Laurez Moreira (PSD), então governador em exercício.

 

A mudança já era esperada e confirma expectativas por alternâncias nos cargos de confiança da gestão estadual dentro do município. A ‘dança das cadeiras’, inclusive, deve afetar outros cargos em diversas secretarias e autarquias estaduais, porém vai acontecer de maneira gradativa. Priscilla Lomazzi havia sido nomeada em junho de 2023 e vinha ocupando a função após um trabalho destaque como diretora do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres (CEMOT).

 

Função das superintendências

 

As Superintendências Regionais de Educação (SRE´s) do Tocantins são estruturas representativas da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/TO), responsáveis por executar e acompanhar as políticas educacionais diretamente nas escolas estaduais. Elas coordenam ações pedagógicas, administrativas e de gestão, monitoram indicadores, apoiam diretores, organizam formações, distribuem materiais e funcionam como ponte entre as escolas e o governo.

 

Abrangência da SRE de Guaraí

 

A SRE de Guaraí cobre parte estratégica do Centro-Norte do Tocantins, atendendo 23 unidades escolares da rede estadual de Guaraí (sede), além dos municípios de Presidente Kennedy, Pequizeiro, Couto Magalhães, Colméia, Tabocão, Goianorte e Itaporã do Tocantins. São aproximadamente 4,8 mil matriculados do 6º ao 9º ano no Ensino Fundamental (anos finais), do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).