A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guaraí iniciou nesta semana a manutenção preventiva e corretiva dos ônibus que realizam o transporte escolar no município. Ainda neste semestre a frota deve passar por vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), lembrando que as aulas, tanto na rede pública como privada de ensino devem iniciar no fim deste mês de janeiro.

 

Entre os serviços realizados estão a revisão mecânica geral, dos sistemas de freios, suspensão, parte elétrica, pneus, iluminação e adequações internas. O início das manutenções logo no começo de janeiro permite que todo o processo seja realizado com atenção, sem pressa, priorizando a segurança dos usuários. Apesar disso, boa parte da frota é de veículos com mais de 15 anos de uso.

 

Importante ressaltar que a legislação vigente determina que veículos de transporte escolar passem por vistoria semestral. A inspeção verifica itens de segurança, documentação e condições do veículo, sendo exigida autorização para circulação, sob pena de infrações graves e suspensão do serviço. O processo costuma ser verificado de perto pelo Ministério Público Estadual (MPE).

 

Expectativa por novos veículos

 

A gestão municipal afirma que vem buscando junto ao Governo Federal, por meio do Programa Caminhos da Escola, o valor de R$ 1.905.300,00, que seria destinado para a aquisição de novos veículos de transporte escolar. Apesar do valor ser insuficiente para uma renovação completa, espera-se que pelo menos o município possa ser beneficiado com dois veículos novos ainda em 2026.

 

 

21 rotas e 3,7 mil quilômetros

 

Segundo dados da própria Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Guaraí possui 21 rotas de transporte escolar atendendo aproximadamente 700 estudantes. São 3,7 mil quilômetros percorridos diariamente por veículos próprios e ainda locados. Isso equivale a atravessar o Tocantins de Norte a Sul quase três vezes por dia, ou ir de Guaraí (TO) a São Paulo (SP) a cada 24 horas.