Teve início nesta segunda-feira, 02 de fevereiro, o período de sessões ordinárias da Câmara de Guaraí, relativo ao ano de 2026, segundo da atual legislatura. A plenária de abertura contou com a presença da prefeita Fátima Coelho (União Brasil) e de secretários municipais. O clima neste primeiro dia foi amistoso, com troca de elogios e nenhuma votação relevante, mas o ano promete ser intenso.
Com uma base consolidada, o governo tem “nadado de braçada” no direcionamento das pautas. O grande desafio é continuar mantendo esta conexão administrativa, haja visto que teremos eleições para deputados estaduais, federais, senadores, governador e presidente em 2026, além de um pleito para definir o próprio comando da Casa de Leis no biênio 2027/2028.
Pautas que precisam andar
Reformas nas legislações de Parcelamento e Remembramento de Lotes Urbanos, Código de Posturas, Código de Obras e Código Tributário estão pendentes desde 2024, ou seja, vem da legislatura anterior. Além disso, o parlamento tem nas mãos decisões delicadas sobre Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR´s) na Saúde, Quadro Geral e Fiscais de Tributos.
Calendário de sessões 2026
O calendário de sessões 2026 aguarda votação para ser oficialmente definido. Neste mês estão previstas, além da plenária de abertura, sessões nos dias 03, 10, 11 e 12 de fevereiro. Em julho, como ocorre habitualmente, a Casa de Leis estará de recesso, retomando os trabalhos em agosto, lembrando que a última plenária do ano, se não ocorrerem mudanças, será no dia 15 de dezembro.
Obs.: As plenárias costumam ser transmitidas pelo Instagram e YouTube da Casa de Leis, a partir das 9h da manhã.







.jpg&w=3840&q=75)
