Que a decoração natalina agradou, não resta dúvidas. As famílias e visitantes que passam por Guaraí estão elogiando a estrutura inédita montada em espaços públicos neste ano, porém a cobrança para liberação da Avenida Bernardo Sayão, em frente à Praça da Conciliação, começou a ressoar nesta segunda-feira, 08 de dezembro. O trecho encontra-se bloqueado para o trânsito há dias.

 

Segundo apurado, a pista deve ser liberada nos próximos dias, até que ajustes sejam finalizados na estrutura natalina. Diante disso, condutores precisam acessar a travessia urbana da BR-153, paralela ao trecho, o que muitos tentam evitar, justamente pelo receio de colisões, já que o fluxo é elevado em horários de pico, mesmo no fim de ano, e acaba aumentando ainda mais com bloqueios.

 

 

Não é a primeira vez

 

O bloqueio deste trecho em Guaraí é recorrente, já que o espaço é utilizando para realização de eventos com grande mobilização, incluindo aniversário da cidade, carnaval, festas religiosas, feiras, entre outros. Normalmente o tráfego fica suspenso por períodos que variam de 5 a 10 dias, compreendendo a montagem, realização do evento e a desmontagem de estruturas temporárias.

 

Entenda a legislação

 

A legislação vigente permite bloqueios temporários de vias para eventos, desde que haja autorização do órgão competente, sinalização adequada e desvio seguro. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) exige planejamento para evitar riscos e orienta uma intervenção justificada. Sem essas condições, o fechamento pode ser questionado por comprometer segurança, além da fluidez do tráfego.