O Governo do Tocantins apresentou, durante evento transmitido pela internet nesta terça-feira (06/04), o novo modelo da Carteira de Identidade ou Registro Geral (RG) ofertado para a população por meio do Instituto de Identificação. A versão segue o padrão nacional, definido pelo Decreto Federal Nº 9.278/18.
Além dos dados habituais, o cidadão poderá incluir neste novo RG o tipo sanguíneo, nome social, número do título de eleitor, da carteira de habilitação, da carteira de trabalho, do cartão do SUS, do certificado de serviço militar e informar se é pessoa com deficiência (PcD). A emissão da primeira via é gratuita.
Na oportunidade, também foi lançado um edital que possibilita aos municípios implantar seus próprios núcleos para emissão do RG. Ao aderir, os interessados terão, junto com o posto de emissão, um núcleo da Polícia Civil para o registro de boletins de ocorrências (BO´s) relativos a crimes de menor potencial ofensivo.
Atualmente o Tocantins possui 35 núcleos de identificação sob a gestão da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/TO). A meta é a de expandir o serviço para todos os 139 municípios. Isso possibilitaria que o cidadão não precisasse sair da sua cidade para ter acesso a este tipo de serviço público.
Obs.: O documento RG da foto em destaque nesta matéria é uma versão ampliada para divulgação pública. A versão original possui tamanho similar ao modelo antigo.
Agendamento pela internet
Por conta da pandemia Covid-19, desde maio do ano passado os atendimentos junto aos núcleos de identificação são realizados por meio de agendamento. Os interessados podem solicitar serviços pelo site iito.ssp.to.gov.br/agendamento. No caso da emissão da segunda via, algumas taxas podem ser cobradas.