Uma cena comum nos dias e até meses que antecedem a realização da Exposição Agropecuária de Guaraí (ExpoGuaraí) é a demarcação improvisada de espaços às margens das ruas e avenidas por onde passa o desfile de cavaleiros e amazonas. Fitas adesivas, folhas de papel A4 e estacas são usadas para ‘reservar’ locais, mas esta ‘demarcação controversa’ as vezes gera atritos.
O local mais disputado é a Avenida Bernardo Sayão, um dos principais pontos de concentração. Nas redes sociais já viralizam questionamentos de pessoas que dizem ocupar o espaço há mais de 12 anos e reclamam que a reserva dos ‘pés de manga’ teria sido sobreposta indevidamente, mesmo que na prática o espaço seja de domínio público, ou seja, pertencente a União (Governo Federal).
Foto: Arquivo/Guaraí Notícias

Cerca de 20 mil pessoas costumam acompanhar o evento.
A movimentação acontece devido às grandes proporções do evento, que costuma receber mais de 20 mil pessoas somente no dia da cavalgada, atraindo visitantes de várias regiões do Tocantins e até de outros estados. Levando em conta que a população estimada do município é de aproximadamente 26 mil habitantes, é como se quase toda a população fosse para as ruas neste dia.
Destaca-se que a feira agropecuária deste ano será realizada entre os dias 02 e 07 de junho, sendo que a cavalgada ocorrerá no último dia da programação. Nos próximos dias a programação oficial será divulgada pela entidade organizadora, o Sindicato Rural de Guaraí (SRG), contando com shows de renome nacional, eventos técnicos, vendas de produtos e implementos, entre outras atividades.








