A situação da rodovia estadual Dioclides Jardim de Oliveira (TO-431) preocupa quem utilizam diariamente o trecho de aproximadamente 65 quilômetros entre o Centro de Guaraí e a região conhecida como “Beira do Rio”. Mesmo após serviços de roçagem, o mato continua invadindo a pista, enquanto moradores improvisam pinturas de quebra-molas diante da precariedade da sinalização.
Conforme denunciam moradores da região, os serviços de roçagem recentes foram executados de forma considerada inadequada, prejudicando a visibilidade de condutores, especialmente em curvas e acostamentos. Em vários pontos, o mato continua alto às margens da TO-431 e já invade parte da pista, aumentando os riscos de sinistros de trânsito, principalmente envolvendo motociclistas.
Outro problema é a sinalização precária vertical (placas) e horizontal (tinta). Em alguns trechos, moradores chegaram a improvisar pinturas de quebra-molas por conta própria, na tentativa de alertar motoristas sobre os redutores de velocidade. Segundo relatos, já ocorreram situações que quase terminaram em tragédia, principalmente envolvendo motociclistas durante o período noturno.
O trecho é de responsabilidade da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), órgão vinculado ao Governo do Estado. Enquanto moradores cobram providências há meses, aumentam as críticas relacionadas à manutenção de contratos milionários com empresas terceirizadas. Esta é uma situação crítica que merece atenção adequada e urgente do Poder Público.








