Nos últimos anos tem se tornado recorrente a dificuldade de usuários que tentam discar para contatos de telefonia fixa em todo o país e em Guaraí isso não é diferente. Por se tratar de uma tecnologia antiga, custos com manutenção afastam operadoras que ainda atuam neste mercado, cada vez mais engolido pelo digital. Problema para quem precisa ligar para escolas, postos de saúde e telefones de emergência, onde a migração costuma ser burocrática e muito lenta.

 

A tecnologia avança, mas as infraestruturas do passado não desaparecem, isso é um fato e vem acontecendo com a Oi, empresa que se encontra em recuperação judicial (tentativa de evitar a falência). A empresa ainda conta com milhares de assinantes de serviços baseados em sua rede de telefonia fixa, incluindo instituições dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), mas está migrando estes, porém o processo está longe de agradar a todo mundo.

 

A realidade é que os telefones fixos como conhecemos estão com os dias contados. Apesar dos números ainda poderem ser utilizados, já que é possível solicitar a potabilização, governos e empresas que ainda investem nestes contatos precisam mudar a tecnologia e buscar meios legais para que o cidadão não fique desamparado, especialmente em relação a telefones como o 190 (Polícia Militar), 192 (SAMU) e 193 (Bombeiros), essenciais para salvar vidas.

 

Portabilidade da linha fixa

 

O site Melhor Plano (https://melhorplano.net), que também possui um canal no YouTube com vários conteúdos informativos (https://www.youtube.com/@MelhorPlano), apresenta um vídeo didático sobre o tema portabilidade numérica de telefonia fixa. Por meio do vídeo, com duração de apenas 5 minutos e 46 segundos é possível saber como funciona o processo, como ele deve ser solicitado, quanto tempo demora e os custos envolvidos.