Até 14 de outubro deste ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contabilizou o cumprimento de 144 mandados de prisão em todo o Tocantins, maior volume dos últimos 5 anos. As ações ocorreram em diferentes rodovias federais, com destaque para a Unidade Operacional de Guaraí, que registrou 41% de todas as prisões e segue liderando as estatísticas, assim como em anos anteriores.

 

Entre as unidades operacionais da PRF em solo tocantinense, Guaraí lidera com 59 prisões, seguida por Araguaína, Palmeiras do Tocantins, Gurupi, Paraíso e Palmas. Os crimes mais recorrentes incluem pensão alimentícia, roubo, furto, tráfico de drogas, homicídio e estupro — a maioria envolvendo vítimas vulneráveis. Algumas destas prisões ocorrem após denúncias via central 191.

 

 

O que é mandado de prisão?

 

Os mandados de prisão são determinações judiciais que autorizam a captura de pessoas procuradas pela Justiça. A integração da PRF com o Banco Nacional de Medidas Penais e outros sistemas públicos têm sido fundamental para o sucesso destas operações. Essa conexão garante a identificação imediata de foragidos durante fiscalizações, a maioria delas no transporte de passageiros.

 

Em Guaraí não passa

 

Reconhecida por sua atuação contra crimes diversos, a Unidade Operacional da PRF em Guaraí já realizou inúmeras prisões de foragidos e apreensões de produtos falsificados ou sem documentação fiscal ao longo de décadas de atuação no município e na região. Outra especialidade da unidade são as recuperações de veículos com registro de furto/roubo e apreensões de drogas.