Lenice Rodrigues Silva, Gerente de Habilitação da Prefeitura de Guaraí e Marcelo Gris, comunicador e presidente do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social de Guaraí (CONSEG), estão entre os delegados eleitos para representar o Tocantins na 6ª Conferência Nacional das Cidades em Brasília (DF), evento que é considerado o “fórum supremo” de política urbana do país.
Os representantes de Guaraí foram escolhidos para defender as propostas do Estado durante a 6ª Conferência Estadual das Cidades, realizada na capital Palmas desde a última sexta-feira, 22. O evento nacional, agendado para acontecer na primeira quinzena de outubro deste ano, debaterá temas como habitação, mobilidade urbana, saneamento, meio ambiente e gestão urbana.
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência das cidades é uma convocação do Ministério das Cidades e constitui um espaço democrático de diálogo e articulação entre sociedade civil, gestores e movimentos sociais, com foco nos desafios urbanos do Brasil.
Representantes de 93 cidades elegeram delegados para o evento estadual no Tocantins. Foram + de 700 inscritos divididos em três eixos e 8 grupos temáticos, lembrando este tipo de evento não acontecia há 13 anos. A ideia é que todas as propostas aprovadas nas etapas municipal, estadual e nacional se tornem referência para que governos criem políticas públicas voltadas aos cidadãos.
Foto: Divulgação
Etapa estadual do fórum reuniu representantes de 93 cidades do Tocantins em Palmas.
Eixos e grupos temáticos
Eixo 1 – Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas
Grupos temáticos:
- Habitação e regularização fundiária
- Saneamento básico
- Mobilidade urbana
Eixo 2 – Gestão estratégica e financiamento
Grupos temáticos:
- Diretrizes gerais da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU)
- Gestão interfederativa (cooperação, consórcios, regiões metropolitanas)
- Financiamento da PNDU (mecanismos fiscais e extrafiscais)
- Controle social e gestão democrática das cidades
Eixo 3 – Grandes temas transversais
Grupos temáticos:
- Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas
- Transformação digital e território
- Segurança pública e enfrentamento do controle armado de territórios populares
Obs.: Lenice e Marcelo estão no Eixo 1, sendo que Lenice participou do grupo temático Habitação e Regularização Fundiária e Marcelo da Mobilidade Urbana.