O vira-lata “Caramelo”, vítima de agressão covarde em Guaraí na semana passada, passou por cirurgia nesta quarta-feira, 29 de outubro. O procedimento, conforme anunciou o cirurgião veterinário responsável, Dr. Vinícius Marques da Silva, teria sido um sucesso. Nos próximos dias, finalizada a recuperação, o cão poderá ser acolhidos/adotado e já há muitos interessados em ficar com ele.
A campanha que buscava arrecadar recursos para a cirurgia do pet arrecadou cerca de R$ 4 mil. De acordo com a servidora pública Heidy Luciana, umas das pessoas que ajudou a socorrer o animal em Guaraí, disse que, se não fosse a ajuda, o animal poderia morrer. “Foi uma luta, mas graças a Deus conseguimos que a cirurgia fosse realizada e agora é monitorar a recuperação”, comentou.
Em vídeo repercutido pelas redes sociais, o médico veterinário que cuidou e operou “Caramelo” salientou que, além da cirurgia de reconstrução da mandíbula, que provavelmente foi destruída por golpes com pedaço de madeira, também realizou o procedimento de castração do animal. “Esse carinha vai precisar de cuidados, mas que adotá-lo já o levará castradinho”, reforçou.
Investigação em andamento
Não se sabe ao certo como o animal foi agredido, apesar de existirem relatos sobre isso. Caso o(a) autor(a) seja identificado(a), pode ser punido(a) com base em legislações de crimes ambientais e de maus tratos, que preveem penas de dois até cinco anos de reclusão. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Guaraí e informações que ajudem a confirmar a autoria são fundamentais.
Trabalho de muitas mãos
Além de todos que doaram recursos para viabilizar a cirurgia, é imprescindível destacar o empenho dos voluntários da causa animal em salvar “Caramelo”, em especial os do grupo denominado “Aumigos do Bem”, que assumiu a responsabilidade sobre os cuidados do cão, além da presteza do Centro Veterinário e Estético “Bicho Clube”, que ofereceu sua estrutura para operá-lo.








