Uma chuva intensa, que teve início na manhã desta quinta-feira (04/04), provocou alagamentos em vários pontos de Guaraí. Dados coletados por equipamentos que medem o volume das chuvas apontam que em menos de 6 horas foram registrados mais de 170 milímetros, o que equivale a 170 litros de água por metro quadrado, recorde absoluto do ano de 2019 no município.

 

A chuva foi provocada por uma densa área de instabilidade que cobre principalmente a região central do Tocantins. Desde o fim de março o Sistema de Alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), serviço ligado ao Governo Federal, apontava o alto risco de volumes acima dos 100 milímetros para quase todo o Estado, situação que deve se manter até o fim do dia.

 

Foto: Divulgação/WhatsApp

Registro mostra córrego transbordando e passando por cima de ponte em uma área urbana de Guaraí.

 

Para se ter uma ideia da dimensão da chuva registrada em Guaraí, a média acumulada dos últimos 30 anos para o mês de abril é de 190 milímetros. Estes mesmos dados indicam que a chuva de maior volume registrada no dia 04 de abril ocorreu em 1995. Na época, o volume registrado não passou de 50 milímetros, lembrando que a média esperada para a data é 6 milímetros.

 

Conforme apontam as principais previsões, o tempo deve permanecer instável nos próximos dias, com o registro de novas chuvas, variando entre leves e moderadas até 13/04. Após este período, o clima deve começar a mudar na região, com a chegada do período transitório que antecede aos meses tradicionalmente mais quentes e secos do ano (junho, julho, agosto, setembro e outubro).