Previsões indicam que o Tocantins terá temperaturas médias até 2º C mais altas em agosto de 2025 do que as médias históricas para o mês. Além do calor intenso, será necessário ficar de olho na conta de energia, pois elas tendem a ficar ainda mais caras, isso por conta da bandeira vermelha patamar II, que acrescente adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

 

A partir de agora, aparelhos de refrigeração como o ar-condicionado, ventilador, geladeira e freezer tendem a trabalhar mais para manter o desempenho nos dias quentes, o que requer atenção para a rotina não pesar no bolso quando o cliente receber a conta de energia no fim do mês. O clima seco e a baixa humidade devem persistir também no mês de setembro e as chuvas seguirão escassas.

 

Cabe ressaltar que a bandeira tarifária vermelha II é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e entra em vigor já no dia 1º de agosto. A sinalização por bandeiras é uma forma de comunicar consumidores quando há cobrança complementar na geração de energia, em geral durante períodos de estiagem, já que a matriz energética nacional é predominante de hidrelétricas.

 

Dicas para economizar

 

Para reduzir o impacto da conta de energia, recomenda-se escolher eletrodomésticos eficientes, especialmente aparelhos de ar-condicionado. Use roupas leves para facilitar a lavagem. Verifique a vedação da geladeira, utilize aparelhos com desligamento automático e mantenha a instalação elétrica segura, chamando um eletricista em caso de oscilações ou disparos no disjuntor.