No próximo dia 11 de abril, Guaraí completa seu 49º aniversário de emancipação-político administrativa, mas o que poucas pessoas talvez saibam é que esta data não celebra o aniversário de criação do município, mas o dia da transferência da sede, é o que atestam documentos apresentados pelo 1º vice-prefeito da cidade, o contador aposentado Lourenço Ferreira Lima, de 86 anos.

 

O pioneiro, que vive até os dias atuais com a família no município, guarda em seus arquivos uma história pouco difundida de Guaraí. Ele conta que participou ativamente do processo de criação da nova cidade na década de 1960, sendo um dos primeiros a solicitar o desmembramento do então Distrito Guará, que pertencia a Tupirama, que por sua vez já havia sido distrito de Araguacema.

 

Conforme os documentos apresentados pelo pioneiro, que também foi vereador por Tupirama entre 1967 e 1969, o município de Guaraí foi oficialmente criado em 27 de novembro de 1968, por meio da Lei Estadual Nº 7.177, aprovada pela então Assembleia Legislativa de Goiás no dia 5 de novembro daquele mesmo ano, ou seja, dois anos antes da emancipação política, ocorrida em 1970.

 

Foto: Reprodução de arquivo

Lei Estadual Nº 7.177, publicada em 27 de novembro de 1968 comprova que Guaraí foi criado de fato dois anos antes de sua emancipação política, ocorrida em 1970.

 

“Quando vereador, tentei aprovar vários requerimentos solicitando a transferência da sede administrativa de Tupirama para o distrito do povoado Guará, situado às margens daquela que viria a ser a BR-153. Fui a Goiânia e com o apoio do deputado estadual José Carneiro Vaz, conseguimos aprovar a lei que criava Guaraí, mas ela só foi cumprida dois anos depois”, conta Lourenço.

 

Vice do prefeito Osvaldo Dantas de Sá, Lourenço conta inclusive como se deu a escolha do nome Guaraí. “Estava no gabinete do deputado José Carneiro Vaz, quando apresentei o pedido. Pensei em colocar o nome Presidente Castelo Branco, mas o deputado sugeriu deixar Guará, assim como era conhecido o distrito, acrescentando apenas a letra í, sugestão que foi aceta”, explica.

 

Apesar de criado em 1968, o novo município passou a existir de fato apenas com a eleição de Osvaldo Dantas de Sá e Loureço Ferreira Lima, respectivamente empossados no dia 2 de fevereiro de 1970. Como prefeito e vice já moravam em Guaraí, a transferência da sede administrativa pôde finalmente acontecer, durante um evento solene realizado exatamente no dia 11 de abril de 1970.