Uma cena inusitada viralizou em Guaraí na manhã desta quinta-feira, 27 de novembro. O registro mostra uma van atolada no asfalto, mais precisamente na Avenida Tiradentes (Jardim Brasília). A via recebeu obras de pavimentação e drenagem recentes, mas que não foram consideradas adequadas, inclusive sendo alvo de notificações da Prefeitura junto a empresa executora dos serviços.
Segundo moradores, o sonho do asfalto tão aguardado por décadas vem se transformando em um pesadelo, especialmente durante o período chuvoso, já que alguns trechos que receberam estas obras recentes se transformam em verdadeiros “atoleiros urbanos”. Nas vias onde o fluxo de caminhões e carretas inclusive é maior do que na Tiradentes, nem o asfalto é possível mais visualizar.
Relatórios técnicos das notificações já formalizadas indicam falhas como: má compactação, afundamentos, deformações e problemas de drenagem pluvial, que comprometem a durabilidade do pavimento, lembrando que a construtora que realizou o serviço (Coceno Construtora Centro Norte LTDA) continua com contrato vigente e aditivado, incluindo ainda a pavimentação de outros bairros.
Casos como o da Avenida Tiradentes em Guaraí infelizmente não são exceção no país: problemas estruturais em obras públicas se repetem, mesmo com maior fiscalização. Erros grosseiros, sobretudo em pavimentação e drenagem, produzem efeitos nocivos na mobilidade urbana, prejudicando moradores, motoristas, serviços essenciais e toda a dinâmica cotidiana das cidades.



.jpg&w=3840&q=75)


.jpg&w=3840&q=75)


