O Centro Municipal de Eventos ficou completamente lotado na noite desta terça-feira, 18 de novembro. Cerca de 600 pessoas acompanharam a apresentação de uma instituição que planeja construir 50 moradias populares no município por meio do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) – Entidades. Esta foi a 2ª reunião de instituições realizada em Guaraí dentro de um intervalo de 10 dias.
A principal intenção destas apresentações, acompanhadas de perto por representantes da Prefeitura de Guaraí, é coletar assinaturas e evidências que justifiquem a demanda habitacional local, passo necessário para que o projeto seja analisado pelo Ministério das Cidades. Ainda não houve qualquer seleção de beneficiários, e nenhuma informação coletada garante vaga ou prioridade.
Na semana passada, outra entidade realizou encontro semelhante, porém com menor público — cerca de 100 pessoas — devido à ausência de divulgação prévia. Desta vez, o convite foi feito de forma mais ampla à comunidade, gerando muita expectativa. Apenas famílias que se enquadram na Faixa 1 do MCMV, destinada a quem possui renda bruta mensal de até R$ 2.640 podem concorrer.
Segundo a Prefeitura, quatro entidades já manifestaram interesse em disputar a construção de pelo menos 200 moradias no município nos próximos anos (50 cada), o que amplia a possibilidade de projetos habitacionais coletivos serem apresentados ao Governo Federal. Estimasse que entre 10 e 12% da população não tenha moradia própria em Guaraí, algo em torno de 900 a 1.200 famílias.

Um modelo de como serão as futuras moradias também foi apresentado.
Quem tem prioridade na Faixa 1
A seleção de famílias segue critérios sociais definidos nacionalmente, com prioridade para famílias chefiadas por mulheres, especialmente com crianças, famílias que possuam pessoas com deficiência, idosos (60+), moradores de áreas de risco, famílias em vulnerabilidade social extrema, famílias com crianças de 0 a 6 anos e que possuam um período mínimo de residência na cidade.
Como funciona o MCMV Entidades
O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) – Entidades é uma modalidade em que associações, cooperativas e movimentos de moradia apresentam projetos e conduzem toda a execução das obras. O Governo Federal financia e subsidia, mas a gestão do empreendimento é feita pela própria entidade, com acompanhamento técnico e financeiro da Caixa Econômica Federal (CEF).















