A Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins (SES/TO) emitiu nota técnica nesta semana orientando os 139 municípios a intensificarem a vacinação contra o sarampo, especialmente em crianças a partir dos 6 meses de idade. A medida foi tomada após a confirmação de 24 casos da doença no Estado: 18 em Campos Lindos, cinco na capital Palmas, além de um em Porto Nacional.
O sarampo é uma doença infecciosa, viral e altamente contagiosa, transmitida pelo ar através de secreções ao tossir, espirrar ou falar, podendo permanecer viável por horas no ambiente. Apesar da existência de vacinas eficazes e seguras, surtos ocorrem por conta da baixa cobertura vacinal, falhas na vigilância epidemiológica e da circulação do vírus em países onde a doença é ativa.
Os casos confirmados no Tocantins têm histórico de contato com pessoas vindas de regiões com circulação do vírus, além de não serem vacinados. Todos apresentaram sintomas clássicos e estão em cuidados domiciliares. Desde 19 de julho, equipes da SES/TO atuam em Campos Lindos com medidas de contenção, como o isolamento de infectados e vacinação de seus contatos.
Entenda mais sobre o sarampo
A infecção pelo sarampo tem incubação variando de 7 a 14 dias. Entre os sintomas mais clássicos estão febre alta, manchas no corpo, tosse, coriza e conjuntivite. As complicações podem ser graves, incluindo pneumonia, encefalite e até a morte. Em 2024, o Tocantins teve 93% de cobertura na primeira dose e 80% na segunda. Os índices infelizmente estão abaixo dos 95% recomendados.