No próximo dia 22 de agosto, a partir das 17h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) fará uma simulação de incidente com múltiplas vítimas no município. O evento ocorrerá na Praça da Conciliação Prefeito Euclides Lima Rodrigues, popularmente conhecida como a “Praça da Prefeitura de Guaraí”.

 

O objetivo é demonstrar, na prática, como funciona o atendimento de emergências, reforçando a segurança e o preparo das equipes. A ação pretende aproximar a população do trabalho realizado, evidenciando a importância da integração entre socorristas e outras equipes na resposta a situações críticas.

 

Em dezembro do ano passado, a 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (7ª CIBM) promoveu evento similar, contando inclusive com participação do SAMU e de outras forças de segurança. A ação, na época, chamou muito a atenção de populares, alguns até acreditaram que o cenário de fato era real.

 

 

Sobre o SAMU em Guaraí

 

A ambulância do SAMU atua como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, equipada com aparelhos e medicamentos de emergência. A regulação é feita por médico, que avalia sintomas por telefone e aciona equipes. Em Guaraí, a base foi inaugurada em junho do ano passado, com investimento municipal.

 

Quando acionar o Samu?

 

- Acidentes/traumas com vítimas;

- Choque elétrico;

- Falta de ar intensa;

- Suspeita de infarto ou AVC;

- Afogamento ou engasgo;

- Intoxicação ou queimaduras;

-Trabalho de parto onde haja risco;

- Tentativas de suicídio;

- Urgências psiquiátricas;

- Vítima inconsciente;

- Casos de intoxicação;

- Crises hipertensivas graves;

- Acidentes com produtos perigosos;

- Agressão física com uso de armas;

- Crises convulsivas;

- Outras situações com risco.

 

Contatos de emergência

192 ou (63) 9 9973-9726