Com mais de 40 casos notificados, 17 deles confirmados, o Tocantins está no foco de uma das doenças que muitos pensavam já ter sido erradicada no país, o sarampo. Por conta do risco de contágio, a população vem sendo orientada a procurar a vacinação. Em Guaraí, a Secretaria Municipal de Saúde agendou um “Dia D”. A ação acontece neste sábado, dia 9 de agosto, das 8h até às 17h.
As doses serão oferecidas em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), popularmente conhecidas como “postinhos de saúde” – José Lomazzi Filho (Av. Tiradentes), Josefa Pestana (Setor Pestana), Paulo de Tarso (Setor Aeroporto) e José Coelho dos Santos (Av. Tocantins). Para ter acesso as vacinas, basta apresentar a caderneta de vacinação, documento com foto e o Cartão do SUS.
Sobre o sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa, viral e altamente contagiosa, transmitida pelo ar através de secreções ao tossir, espirrar ou falar, podendo permanecer viável por horas no ambiente. Apesar da existência de vacinas eficazes e seguras, surtos ocorrem por conta da baixa cobertura vacinal, falhas na vigilância epidemiológica e da circulação do vírus em países onde a doença é ativa.
Situação do Tocantins
Até o dia 06 de agosto a Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES/TO) notificou 42 casos suspeitos, a maioria deles em Campos Lindos, onde os primeiros casos foram confirmados no mês passado. Também foram notificados pacientes com sintomas suspeitos na capital Palmas, Araguaína, Nova Olinda e Porto Nacional. Até o momento não há registro de complicações graves e óbitos.