Nesta última quarta-feira, 15 de janeiro, o prazo de nomeação da comissão organizadora do concurso público da Prefeitura de Guaraí encerrou, lembrando que ele já havia sido prorrogado por 90 dias em outubro do ano passado e, pelo menos até esta publicação, não houve indicativos de avanços claros. Conforme apurado, não há se quer previsão orçamentária para realizar o certame em 2025.
No Inquérito Civil Público instaurado ainda em agosto de 2023 pela 3ª Promotoria de Justiça de Guaraí existe um ofício da Prefeitura de Guaraí, inserido nesta última quarta-feira, 15 de janeiro, onde o município deixa entender que vai precisar de mais tempo para realizar estudos e reconhece que precisa ainda inserir a previsão do gasto com o concurso na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Neste mesmo ofício endereçado à 3ª Promotoria, o município destaca que é necessária a realização de um estudo de impacto financeiro, com base na nova estrutura administrativa em vigor, bem como a aprovação de novos Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR´s) junto à Câmara Municipal, lembrando que as propostas ainda não foram protocoladas na Casa de Leis.
Sem orçamento definido e com uma discussão sobre mudanças que tendem a ser profundas nos PCCR´s para acontecer com os servidores, o cenário para a gestão Fátima Coelho (União Brasil) lançar um edital é no mínimo desafiador. Estimativas apresentadas ainda em 2023 e que o município diz estarem desatualizadas, indicam a necessidade de 406 novos servidores efetivos.
Último certame é de 2016
Vale destacar que o último concurso público para provimento de cargos na Prefeitura de Guaraí aconteceu no ano de 2016. Na época, o certame oferecia apenas 48 vagas, além do cadastro de reserva, com salários chegando até R$ 10.047,03. A banca realizadora foi a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente, mais de 50% dos servidores trabalham sem concurso no município.
Carrasco e GUARAÍ PREV

Nesta quinta-feira, 16 de janeiro, um dia após o prazo de nomeação da comissão organizadora do concurso encerrar, o vereador Delegado Carrasco (Republicanos), acompanhado dos representantes eleitos do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores Públicos de Guaraí (GUARAÍ PREV), Cida e Vanderlito, se reuniram com o promotor Milton Quintana para tratar do assunto.
Nesta mesma reunião, uma das deliberações mais oportunas apresentadas foi em relação a apresentação das minutas dos novos PCCR´s. O entendimento é de que o município precisa explicar por que estas matérias ainda não foram protocoladas na Câmara Municipal de Vereadores, já que elas são consideradas pré-requisito importante para que o concurso público se torne uma realidade.






%20-%20Foto%20de%20Hugo%20Ribeiro.jpg&w=3840&q=75)

