Depois de antender o Jardim Irani, além dos setores Rodoviário e Planalto, a operação “Limpa Guaraí” promoverá ações contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti nos setores Portal da Serra, Nova Esperança, Cristo Redentor, Bela Vista, Vetorazzi, Dantas e em parte do Centro, entre os dias 20 e 24 de outubro, lembrando que os trabalhos iniciaram na última segunda-feira, dia 13.

 

O trabalho reúne uma força tarefa com equipes de três secretaria da Prefeitura de Guaraí (Obras, Agricultura e Saúde), na luta contra o inseto, que é transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e febre chikungunya. Nos próximos dias, serão divulgados outros bairros a serem atendidos. O foco é o recolhimento de entulhos e materiais que possam acumular água da chuva e servir de criadouros.

 

Durante a operação, as equipes também realizam orientações porta a porta, reforçando junto à população a importância da colaboração de cada morador na manutenção da limpeza dos quintais, terrenos e calçadas. Após a passagem das equipes, não será permitido o descarte de lixo e entulhos nas vias públicas e o descumprimento poderá resultar em notificação ou aplicação de multas.

 

 

Um pode contaminar 10

 

O mosquito Aedes Aegypti leva até 10 dias para se desenvolver, dependendo da temperatura. A fêmea deposita ovos nas paredes de recipientes com água parada e eles eclodem em dois dias. A fase de larva dura de 4 a 5 dias, seguida pela fase de pupa, levando mais três dias para virar adulto. O mosquito vive, em média, 30 ou 45 dias e um único espécime pode contaminar até 10 pessoas.