Uma moto foi carregada pela enxurrada na Avenida Bernardo Sayão (Centro), logo após forte temporal. O incidente foi registrado na tarde desta quinta-feira, 28 de dezembro, na via paralela a travessia urbana da rodovia Federal BR-153, local onde alagamentos têm sido cada vez mais comuns nos últimos anos.

 

O temporal durou cerca de 40 minutos, acompanhado de raios e rajadas de vento, derrubando árvores e atingindo fiações elétricas, como na Rua Dona Carina Ferreira Noleto, próximo da quadra poliesportiva do Setor Canaã. Árvores também acabaram caindo na rodovia Estadual TO-336, acesso para Colméia.

 

 

Árvore derrubada atingiu fiações elétricas no Setor Canaã.

 

Vento também derrubou árvores na TO-336, entre Guaraí e Colméia.

 

Responsabilidade do DNIT

 

Como a Avenida Bernardo Sayão fica na faixa de domínio da BR-153, a manutenção do trecho é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), órgão ligado ao Governo Federal. Apesar dos recorrentes alagamentos, nenhuma providência concreta foi tomada até agora.

 

Temporal era esperado

 

O temporal registrado em Guaraí na tarde desta quinta-feira já era esperado, sendo consequência do forte calor dos últimos dias. Conforme indicam pluviômetros monitorados pelo Guaraí Notícias, entre as 17h e 17h40 choveu 60 milímetros, quantitativo equivalente a 60 litros de água por metro quadrado.

 

Vem mais chuva por aí

 

Previsões indicam grandes volumes de chuva entre 29 de dezembro e 05 de janeiro em Guaraí, variando de 20 a 75 milímetros. Não há previsão de rajadas de vento. Fique sempre de olho no Sistema de Alertas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), atualizado a cada 24h - https://alertas2.inmet.gov.br/.