Instituído por lei em Guaraí há mais de 6 anos, o campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) ainda não saiu do papel, mas cobranças para sua instalação não faltam, sendo que a mais nova aconteceu nesta quinta-feira, 05 de fevereiro, quando a prefeita Fátima Coelho (União Brasil) entregou ao ministro da Educação, Camilo Santana, um ofício com esta solicitação formal.

 

A gestora municipal teve audiência com o ministro durante a inauguração de obras no campus da UFNT em Araguaína. No encontro, Camilo Santana sinalizou de forma positiva em relação a demanda, afirmando que vai “avaliar com carinho” o pedido apresentado. Mesmo sem haver uma certeza, espera-se que o Ministério da Educação possa garantir que este sonho se torne realidade.

 

No ofício a prefeita destaca que Guaraí possui papel estratégico como cidade-polo regional, atendendo diversos municípios vizinhos e concentrando grande número de jovens que buscam formação superior, muitas vezes precisando se deslocar longas distâncias para estudar. O documento reforça ainda que o investimento é essencial para promover crescimento social e econômico.

 

Legenda da foto: A prefeita Fátima Coelho (ao centro) acompanhada do reitor da UFNT, Professor Airton Sieben (à esquerda) e do ministro Camilo Santana (à direita).

 

Um pouco mais sobre a UFNT

 

Criada em julho de 2019, a partir do desmembramento de estruturas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Araguaína e Tocantinópolis, a UFNT possui dois campi previstos para os municípios de Guaraí e Xambioá. A ideia é que ambos possuam uma estrutura espelhada, inicialmente com quatro cursos de engenharia (Civil, de Minas, Florestal, além de Aquicultura/Pesca).