O pastor evangélico Fábio Geraldo Cândido Ramos assumiu, nesta última quinta-feira, 27 de novembro, a Superintendência Regional de Educação (SRE) de Guaraí. Formado em Pedagogia, licenciado em História e pós-graduado em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional, Fábio Ramos também exerce o ministério pastoral e ocupa o cargo de 1º vice-presidente das Assembleias de Deus Madureira – Campo de Guaraí. Ele já trabalhava na SRE há cinco anos.

 

Ramos assume no lugar de Priscilla Arataque Gomes Lomazzi, que permaneceu no cargo por dois anos e 5 meses. O novo gestor, que atua na educação estadual há 18 anos, fixou como uma de suas metas a humanização das relações e pretende implementar uma gestão promovendo escuta ativa de pais, servidores e estudantes, garantindo que cada pessoa seja vista, ouvida, além de respeitada. Para ele, a humanização é fundamental para uma educação transformadora.

 

Função das superintendências

 

As Superintendências Regionais de Educação (SRE´s) do Tocantins são estruturas representativas da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC/TO), responsáveis por executar e acompanhar as políticas educacionais diretamente nas escolas estaduais. Elas coordenam ações pedagógicas, administrativas e de gestão, monitoram indicadores, apoiam diretores, organizam formações, distribuem materiais e funcionam como ponte entre as escolas e o governo.

 

Abrangência da SRE de Guaraí

 

A SRE de Guaraí cobre parte estratégica do Centro-Norte do Tocantins, atendendo 23 unidades escolares da rede estadual de Guaraí (sede), além dos municípios de Presidente Kennedy, Pequizeiro, Couto Magalhães, Colméia, Tabocão, Goianorte e Itaporã do Tocantins. São aproximadamente 4,8 mil matriculados do 6º ao 9º ano no Ensino Fundamental (anos finais), do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, além de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).