Um detento que cumpre pena na Unidade Penal de Guaraí e havia atingido nota 820 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL) do ano passado, conquistou aprovação em 1º lugar para cursar Engenharia Civil em uma instituição de ensino pública ou então cursar Jornalismo em uma universidade privada, com bolsa de estudos integral (100%).

 

O custodiado, que não teve seu nome revelado, poderá estudar no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), vaga ofertada por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) ou então na Unopar, com bolsa integral garantida pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI), lembrando que ele já terminou uma graduação em Ciências Contábeis no ano passado, mesmo estando preso.

 

Importante frisar que a Unidade Penal de Guaraí conta atualmente com 23 alunos ativos participando de atividades educacionais formais. O número é pequeno, mesmo assim representa uma mudança significativa na vida de quem participa, já que a maioria dos que optam por estudar, além de reduzirem suas penas, dificilmente retornam ao mundo do crime quando ganham a liberdade.

 

“A educação, juntamente com o trabalho, são pilares dentro da execução penal. Quando oferecemos oportunidades, oferecemos também dignidade e perspectiva de mudança. Essa conquista demonstra que, com esforço individual e suporte institucional, é possível transformar realidades. Seguimos firmes neste objetivo aqui”, ressalta Adriano Almeida, diretor da Unidade Penal de Guaraí.