Dois filhotes foram mortos e quatro ficaram feridos, após terem sido atacados por cães adultos de um abrigo onde vivem cerca de 70 animais em Guaraí, fato ocorrido nesta última segunda-feira (04/07). A ninhada teria sido abandonada nas proximidades do local, mantido por meio da contribuição de voluntários.

 

Segundo a responsável pelo local, conhecido como “Casa do Vira-lata”, a cuidadora Claudia Helena de Sousa Benício, os filhotes foram deixados em frente ao portão do abrigo, cena que infelizmente a cuidadora diz ser corriqueira, apesar do espaço não aceitar novos pets, devido estar com a ocupação máxima.

 

Claudia também explicou que registrou Boletim de Ocorrência (B. O.) na Polícia Civil local, lembrando que o abandono de animais é considerado crime, previsto pela Lei Federal Nº 9.605/1998. Se os autores forem identificados, podem ser presos e cumprir penas que variam de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa.

 

 

Castração é a solução

 

Uma solução eficaz para redução da quantidade de animais abandonados em Guaraí seria realização dos mutirões de castração. Desde 2019 o município possui uma lei específica, de autoria do ex-vereador Saboinha Jr, autorizando a realização deste tipo de ação, iniciativa que infelizmente nunca saiu do papel.

 

Apoie a “Casa do Vira-lata”

 

Aqueles que desejam ajudar a Associação “Casa do Vira-lata” de Guaraí devem procurar a cuidadora responsável através do WhatsApp (63) 9 9988-7944. Contribuições financeiras podem ser repassadas diretamente pelo PIX [email protected]. Siga o Instagram da entidade (@viralata.guarai).