Uma decisão da Justiça do Trabalho, publicada no fim da tarde desta quarta-feira, 15 de maio, que ainda cabe recurso, destituiu a junta governativa do Sindicato Rural de Guaraí (SRG), eleita em fevereiro deste ano, afastando ainda os membros da entidade que organiza a 33ª Exposição Agropecuária de Guaraí (33ª EXPOGUARAÍ), marcada para ser realizada entre os dias 14 e 23 de junho.
A liminar, assinada pela juíza Solyamar Dayse Neiva Soares, titular da Vara do Trabalho de Guaraí, destaca falhas na condução da eleição e gestão desta junta governativa, formada por três pessoas. A petição inicial foi protocolada em abril pela Advogada e Servidora Pública Estadual Consuelo Aparecida Julião Fernandes, adversária do presidente da entidade, Adriano Oliveira Fonseca.
Ainda conforme o entendimento da juíza, o sindicato não apresentou suas prestações de contas, nem mesmo sua respectiva aprovação em assembleia. A magistrada também ressalta que a conta bancária da esposa de Adriano vem sendo utilizada para realizar as movimentações financeiras da entidade, embora a referida pessoa não faça parte da diretoria ou o do conselho fiscal do SRG.
Junta governativa afastada
Presidente
Adriano Oliveira Fonseca
Tesoureiro
Juliano Venâncio da Silva
Secretário
Paulo Sérgio de Carvalho
CLIQUE AQUI e confia a íntegra da liminar.
Por que Junta Governativa?
Vale destacar que desde o dia 16 de fevereiro, o SRG vem sendo gerido por uma Junta Governativa. Isso ocorre por conta da entidade não ter convocado eleições antes do fim do mandato de três anos, que se deu no dia 10 de fevereiro. A ideia era que esta espécie de “diretoria provisória” comandasse o sindicato por até 180 dias, convocando novas eleições após a realização da feira agropecuária.
E como vai ficar agora?
Além de intimar as partes envolvidas, a decisão liminar orienta que o Ministério do Trabalho e Emprego assuma o comando da entidade sindical, promovendo, dentro de um prazo de 15 dias, a prestação de informações acerca da atual situação do sindicato, incluindo dados acerca das contas da entidade não apresentadas, bem como das providências para a realização de novas eleições.
Procuramos o presidente
Procurado por telefone pela reportagem do Guaraí Notícias, Adriano Oliveira Fonseca demonstrou perplexidade com a decisão, que não seria do seu conhecimento e disse que iria procurar seus advogados para se manifestar em momento oportuno. Ressaltasse que o Guaraí Notícias oferece espaço neste conteúdo para manifestação do referido representante, caso este opte por isso.